O Novo conceito de CASAMENTO



Inicialmente, antes de falar do casamento em si, abordaremos a natureza jurídica do matrimônio. Há para tanto, três correntes: a contratualista, a institucionalista e a eclética ou mista.


Segundo a primeira teoria, o casamento tem natureza contratual, sendo um contrato sui generis, segundo o qual, as partes possuem direitos e obrigações.

A teoria institucionalista vê o casamento como instituição social, formada pela família e com papel na sociedade em que está inserido.

A teoria eclética, a nosso ver, a que melhor traduz a natureza do casamento, é uma mistura de ambas as teorias, de forma que o casamento possui natureza contratual por produzir efeitos entre as partes, possuir forma e ser solene. Contudo, também é uma instituição, pelo caráter público e pelo papel social da família inserida na sociedade.

Após estas considerações iniciais sobre a natureza jurídica do matrimônio, prossigamos.

Por inferência da literalidade da lei constitucional e do Repositório Civilista, casamento é a união entre o homem e a mulher que juntos se propõem a formar uma família. Segundo Berenice Dias, casamento é o ato jurídico entre o homem e a mulher que visa o auxílio mútuo material e espiritual, de modo que haja uma integração fisiopsíquica e a constituição de uma entidade familiar.

O código civil dispensa valiosa atenção ao casamento, dedicando-o mais de cem artigos. A união estável, por sua vez é ligeiramente tratada em cinco artigos, sendo estes de distância considerável daqueles que versam sobre o matrimônio.

Como já mencionado, a lei fala em casamento entre homem e mulher, tanto que um dos pressupostos de existência daquele é a diferença de sexos. Contudo, felizmente, esse conceito tem sido mitigado.

Com a ADI 4277 e a ADPF 132, a união estável entre pessoas do mesmo sexo, foi reconhecida.

A partir daí, alguns estados da federação brasileira como, v.g., Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Piauí, já regulamentaram a conversão da união estável para o casamento e, ainda, a habilitação para o matrimônio direto dos casais de mesmo sexo.


Apesar da uniformidade na jurisprudência, o casamento homoafetivo não encontra amparo legal expresso, mas fundamenta-se no princípio da dignidade da pessoa humana.

Nesta esteira, notória a necessidade de adequação de artigos como o 1.517 do CC e o §5.º do art. 226 da CRFB. A reforma legal traz, ainda, notória contribuição para erradicar o preconceito, uma vez que, segundo o que dispõe a ideia de poder constituinte, a lei escrita é a vontade formalizada do povo.

Além disso, outros direitos dos casais homoafetivos serão velados, isto porque, o direito de herança do cônjuge nas relações homoafetivas é implícito, fato que, não raro, dificulta o reconhecimento de tal direito.

Após estas considerações, não se pode olvidar que o casamento, independentemente se constituído ou não por pessoas de mesmo sexo, forma a ideia de família, a qual é merecedora de proteção especial do Estado. E família, por sua vez, segundo Berenice, é melhor conceituada na Lei Maria da Penha, sendo o conjunto de pessoas que guardam entre si relação íntima de afeto.

Logo, negar o casamento aos homossexuais, é negar-lhes direito a sexualidade, o que é imanente do ser humano.

Considerando, portanto, as ideias esposadas, pode-se conceituar CASAMENTO como o ato complexo, solene e público entre duas pessoas sem impedimento entre si e para o ato, a fim de juntas formarem uma família, a qual, por sua vez, é a base da sociedade e primeiro agente socializador do indivíduo, sendo dispensada a esta entidade, especial proteção do Estado.



2 comentários :

  1. Na nossa vida simples, o amor desempenha um papel muito específico. Agora podemos tornar a sua vida amorosa saudável e livre de qualquer tipo de problema. Tudo isto é possível com a ajuda da PEACEFUL HOME SOLUTION. Ajudou-me a lançar um feitiço que trouxe de volta o meu amor há muito perdido, que me deixou por outra mulher, em 48 horas. Pode também contactá-lo através do e-mail ( peacefulhome1960@zohomail.com ) ou do WhatsApp: ( +2348104102662 ). E seja feliz para sempre, como sou agora, com a experiência dele.

    ResponderExcluir
  2. Testimonial about a particular loan i received here in 52025 Gumwood, Granger, IN, United States. A big thank you to you Tena Jones, my friends, for telling me about a lending company Mr Fernando. he is truly generous, just as you so rightly said. In less than 24 hours, she granted me a loan of €45,000 with a fixed annual rate of 2%, and I only paid the drafting fees. This has allowed me to achieve quite a bit and will soon be useful for the holiday season and my children's return to school. Generous, serious, and reliable, he can certainly help you if you contact him tell him Ms Tena Jones. refer you to his address: alfernandoloanfunds@gmail.com

    ResponderExcluir

Copyright © 2014 LADO DIREITO .