DICA DE MESTRE


A Dica de Mestre deste mês é embasada em livro que vendeu 3 milhões de exemplares, permaneceu na lista dos mais vendidos da Veja durante 400 semanas, além de ser igualmente indicado no espaço de leituras pela Revista Você S/A. Tanto sucesso é atribuído ao cerne da obra: liderança e sucesso.

Quem já teve oportunidade de ler a obra, saberá que estamos falando de O Monge e o Executivo – Uma história sobre a essência da liderança, de James C. Hunter.


Conta-se a história de um alto executivo bem sucedido que em determinado dia sente-se fracassado como chefe, marido e pai. De forma a tentar recuperar sua situação anterior, o executivo participa de um retiro em busca de uma vida com novos sentidos, apesar de ele próprio não acreditar no que estava fazendo. Bastante cético, Daily, inicialmente, hesita.

Depois de alguns encontros com os outros alunos e levado pela grande experiência do monge que fora um homem muito conhecido no mundo dos negócios, o executivo começa a aprender novos conceitos e enxergar as coisas por outros ângulos. Uma das maiores lições foi entender que “a base da liderança não é o poder, e sim a autoridade conquistada com amor, dedicação e sacrifício.”

Quando ouvimos, a priori, considerações neste sentido, nos parece um discurso piegas, mas para quem se interessar e ler o livro, desprender-se-á de conceitos obsoletos a fim de aprimorar a si próprio como pessoa inserida na sociedade e melhorar aspectos profissionais e, acredite, pessoais.

A leitura é recomendada para as pessoas que lidam com gente, ou seja, todos nós. Contudo, é direcionado principalmente àqueles que desejam melhorar os relacionamentos interpessoais, que queiram aprender o que verdadeiramente é liderança, autoridade, poder, dedicação, entre outros conceitos.

Retiramos alguns trechos da obra supramencionada e, assim, a DICA DE MESTRE deste mês se traduz nos excertos a seguir.

”Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é.”
“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.”
“A chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos. Tudo na vida gira em torno dos relacionamentos – com Deus, conosco, com os outros.”
“Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir.”
 “Seja bom com os outros. A distância que você caminha na vida vai depender da sua ternura com os jovens, da sua compaixão com os idosos, sua compreensão com aqueles que lutam, da sua tolerância com os fracos e os fortes. Porque algum dia na vida você poderá ser um deles.”
“Intenções menos ações é igual a nada. Todas as boas intenções do mundo não significam coisa alguma se não forem acompanhadas por nossas ações.”

O livro O Monge e o Executivo é de uma leitura extremamente agradável porque transmite ideias em forma de diálogos entre um grupo. Muitas vezes, a identificação com determinado personagem é inevitável. Daí, tomamos consciência de nossas fragilidades e a obra nos mostra como podemos melhorar.

“Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino.”

Excelente MARÇO a todos!

0 comentários :

Copyright © 2014 LADO DIREITO .