DICA DE MESTRE



A DICA DE MESTRE deste mês traz excerto do mais antigo tratado da história militar, produzido no ano de 500 a. C.. Todavia, até os dias atuais é um verdadeiro “manual” estrategista, sendo estudado em vários cursos de formação de militares. Estamos nos referindo aos escritos de “A Arte da Guerra”.

A obra foi escrita pelo general chinês militar Sun Tzu. Pouco se sabe sobre o mesmo. Contudo, tal fato não retira a supremacia dos ensinamentos. Segundo a editora Jardim dos Livros, que publicou uma edição da obra em 2007, além de ter sido leitura obrigatória da hierarquia político-militar soviética e, conforme a lenda, a chave do sucesso de Napoleão Bonaparte, é uma das mais lidas no mundo dos negócios.


Assim, indicamos a leitura da obra e trazemos alguns trechos que, certamente, irão despertar a vontade de conhecer mais afundo o referido livro. Apesar de conter essência militar, A arte da Guerra é uma ferramenta valiosa que pode ser aplicada no seu crescimento pessoal e profissional. Vamos ao “aperitivo”!

Sun Tzu apresentam “defeitos” que podem derrotar um general, isto é, pode derrotar você, que é o líder de sua vida. Busque, portanto, afastar as atitudes pejorativas abaixo apresentadas:


“(...) erros que podem derrotar a prudência e a bravura de um comandante:



1. Se ele tiver um temerário descaso pela vida; um general que se expõe sem necessidade, que parece buscar os perigos da morte, é um homem precipitado.


2. Se ele tiver um cuidado excessivo em conservar a própria vida e por esse motivo não ousa e sim dá mostras de covardia, poderá ser facilmente capturado.


3. Se tiver temperamento volúvel; um general que perde facilmente o controle e se deixa levar pela cólera será ludibriado pelo inimigo através de provocações e cairá em emboscadas sem perceber.


4. Se for suscetível à honra, um general não deve se ofender de forma intempestiva. Por querer reparar a honra por qualquer insulto poderá perdê-la.


5. Se conservar uma compaixão excessiva por seus soldados.”

Atentos a uma interpretação extensiva, podemos encaixar nossas vivências em todas as enumerações de Sun Tzu. Assim, temos certeza de que todas as “dicas do mestre” Sun Tzu colaborarão muito com você! Quem já leu, pode comprovar. Quem ainda não o fez, vamos lá, faça-o!

“O que possibilita ao soberano inteligente e seu comandante conquistar o inimigo e realizar façanhas fora do comum é a previsão, conhecimento que só pode ser adquirido através de homens que estejam a par de toda movimentação do inimigo.” Sun Tzu

0 comentários :

Copyright © 2014 LADO DIREITO .