Dica de Mestre



Neste mês de novembro, a Dica de Mestre traz, novamente, excerto do livro O Príncipe, de Maquiavel. Além dos ensinamentos brilhantes, os quais podem ser aplicados nas mais diversas situações, a obra, em 2013, completou nada mais, nada menos do que 500 anos, atravessando os séculos.

O propósito da Dica de Mestre deste mês é trazer a tona a temática sobre foco inteligente.

Apesar de nos meses finais do ano, parecer que nossas atividades nos atropelam, pedindo toda atenção de nós e, de outro lado, nossas energias esmaecendo, é importante estabelecermos prioridades para tratar presente e futuro de maneira adequada.

Aplicando isso aos nossos estudos, a ideia é a de estudar sempre, ainda que pouco, considerando as circunstâncias e imprevistos.

Mas o amanhã, inevitavelmente chega e com ele, os frutos de tudo o que plantamos.

Vamos às palavras de Maquiavel:

“(...) os romanos fizeram o que todos os príncipes sábios devem fazer: não se concentrar apenas nos distúrbios presentes, mas também nos futuros, fazendo de tudo para evitá-los, pois com a prevenção é possível remediá-los mais facilmente, ao passo que, quando se espera em demasiado o tratamento não chega a tempo, porque a doença já se tornou incurável; é como a tísica, que, segundo os médicos, a princípio é fácil de tratar e difícil de diagnosticar, mas, com o passar do tempo, não tendo sido diagnosticada nem tratada precocemente, se torna fácil de reconhecer e difícil de curar.”




E é isso pessoal! Foco e força porque um ano novinho já vem vindo!

0 comentários :

Copyright © 2014 LADO DIREITO .